Thursday, April 18, 2013

Esperança


O sangue que desnecessariamente mancha a história humana jamais deveria ser derramado novamente e as pessoas que detêm as formas de poder atuais deveriam honrar o nosso passado e se valer de todas as ferramentas possíveis para que nossos erros não se repetissem.
As ditaduras, o ultranacionalismo, o fascismo, o nazismo e qualquer outra forma de pensamento que requisita a aniquilação de uma parte da expressão ou da vida humana são repugnantes e infelizmente mancham a história e assombram o futuro.
A partir do momento que se entende a finitude humana e a beleza do mundo, percebe-se que o maior bem que o homem possui é a sua vida, a vida com todos os significados que ela abrange: a liberdade, em todas as suas formas, e o direito à felicidade.
As liberdades de pensamento, de opção sexual, de opção política, de manifestação pública de qualquer natureza e a de qualquer outra expressão da alma humana devem ser os objetivos de qualquer sociedade que anseia pela evolução humana.
A liberdade jamais deverá ser cerceada em alguma forma de apresentação, de maneira que a liberdade individual ou de determinado grupo não pode ser considerada uma prática que se norteia pela felicidade a partir do momento que se imponha sobre outra compreensão de liberdade.
Por outro lado, a imensidão do significado de “felicidade” demonstra o amplo trabalho que deve ser feito para que uma simples palavra consiga ser entendida sem definições precisas. Ainda assim, ela deve orientar toda ação humana cotidianamente para que consigamos prosperar enquanto uma real sociedade.
Acredito que somente quando compreendermos a importância da vida, poderemos lutar por esses ideais.

No comments: